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O que esperar da comunicação este ano
O que esperar da comunicação este ano

Mesmo num período pós-pandêmico e com tantas adversidades surgindo, o mundo não parou. As tendências da comunicação continuam a chegar num ritmo frenético, trazendo consigo novos hábitos e diferentes formas de comunicar e consumir conteúdo.

O que era popular em 2022 pode já não ser tão relevante este ano. E com tanta inconsistência do mercado, é de esperar que ainda muitas novidades estejam por vir.

2022 foi um ano em que a comunicação sofreu uma grande evolução, onde o digital revelou-se um fator determinante para a análise e avaliação das melhores estratégias. Para 2023 prevê-se um crescimento contínuo da comunicação aliado à evolução e transformação tecnológica que tanto tem marcado a atualidade.

Conteúdo em vídeo e mais curto

Com o aumento da produção de vídeos nas redes sociais, nomeadamente no TikTok e Instagram, a atenção do público está cada vez mais voltada para este formato. Contudo, em 2023 esta tendência sofre algumas alterações, nomeadamente no que toca à duração dos vídeos.

Este ano, a procura por vídeos curtos, concisos e de fácil compreensão e partilha ganha destaque. Portanto, é necessário que a criatividade esteja bem presente na comunicação da sua Marca, de modo a apresentar conteúdo interessante e que cative o público.

Pesquisa orientada por voz e uma nova abordagem ao SEO

Apesar de ainda ser uma ferramenta que está a dar os primeiros passos, a pesquisa orientada por voz está a desenvolver-se a um ritmo acelerado, e deve ter um impacto significativo nas ações de comunicação das Marcas. A voz está a tornar-se, cada vez mais, um meio de interação natural e de fácil acesso, e os dispositivos de assistência pessoal, como a Siri ou a Alexa devem acompanhar esta evolução.

Perante este crescimento das pesquisas por voz, é essencial começar a orientar as estratégias de comunicação para a otimização do SEO, de modo a melhorar o posicionamento das Marcas nos motores de pesquisa.

Inteligência Artificial na criação de conteúdo

A Inteligência Artificial na criação de conteúdo já é uma realidade para algumas Marcas. Essa tecnologia já demonstrou o seu potencial e o impacto que possui na comunicação empresarial. Atualmente, a Inteligência Artificial surge com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de conteúdo, subdividindo-se em vários segmentos, tanto para artigos de blog e chatbots, como no planeamento e distribuição de conteúdo nos vários canais de comunicação.

Um ponto interessante característico da Inteligência Artificial é a capacidade de personalização de conteúdo para cada utilizador, baseando-se nos parâmetros individuais de pesquisa passados. Esta ação aumenta, consideravelmente, o engagement e a taxa de conversão.

Comunicar com um propósito

Ao longo dos últimos anos, o conceito de “comunicar com propósito” tem ganho um destaque crescente no mundo da comunicação. Com um consumidor cada vez mais exigente, as marcas devem ter uma intenção bem delineada por detrás de cada ação, proporcionando valor acrescido para o público. As pessoas estão, cada vez mais, à procura de relações próximas e pessoais com as Marcas e, para isso, é necessário que a comunicação tenha um propósito claro. Muito mais que comprar um produto ou serviço, é importante que as pessoas se identifiquem com as Marcas.

Crescimento do conteúdo mais humanizado

O tempo em que a empresa se comunicava de maneira formal e séria já lá vai. A tendência agora é a linguagem leve, descontraída e humanizada. E atenção, isto tanto se aplica para B2C, como para B2B.

O conteúdo criado por uma pessoa para uma pessoa ganha destaque. Comentários, posts, stories ou vídeos. Tudo isto, se for feito de forma humanizada e orgânica, aproxima as pessoas da Marca.

Outro ponto que faz crescer a proximidade, é a partilha de conteúdo publicado pelos seus clientes. Isto faz com que o cliente se sinta valorizado e parte integrante da Marca.

Data-Driven para decisões mais estratégicas

Recorrer a dados para orientar a forma como uma empresa de comunica é uma ação cada vez mais recorrente.

Perante uma grande quantidade de dados disponíveis em diferentes plataformas digitais, é importante que as Marcas contem com soluções de Inteligência Artificial e análise de dados para monitorizar e analisar todas as informações recebidas, de forma segura e ágil.

Todos os anos fazemos previsões de quais serão as grandes tendências de comunicação.

Contudo, chegam sempre novos desafios que tornam difícil prever o que acontecerá.

Por isso, é essencial ter uma equipa especializada para acompanhar toda esta evolução inconstante, capaz de responder em tempo útil aos desafios que surgem.

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